Desi


Desi é uma menina holandesa de 11 anos como outra qualquer. Ela vai para a escola todos os dias, fofoca com as amiguinhas e briga com os meninos na hora do recreio. Enfim, uma garota divertida, em nada diferente de suas colegas. Mas quando o sinal anuncia o final da aula e todas as outras crianças vão para a casa dos pais, ela se senta na rua em frente a escola, tira seu celular da mochila e telefona para o pai, que, como sempre, se esqueceu de aparecer.
 A mãe de Desi se suicidou quando ela tinha  2 anos. Desi tem seu próprio quarto no barco onde o pai vive em constante atrito com a atual namorada, mas poucas vezes é bem-vinda. Então dorme ou na casa da avó paterna, ou no avô materno, ou na casa de sua melhor amiga, Tainá, uma menina brasileira que vive na Holanda. Entre as duas amigas, estabelece-se uma relação de profundo carinho e intimidade.
 O filme é uma história de sobrevivência: de como uma criança se adapta ao meio familiar e social em que vive. A diretora Maria Augusta Ramos observa Desi à distancia. Ela nunca interfere. O público é gradualmente introduzido ao cotidiano das crianças.
90 minutos, 35 mm
um filme de Maria Augusta Ramos
uma produção Pieter Van Huystee Film and TV em co-produção com VPRO