Sobre nós

Estabelecido em 2012, o  Laboratório de Direitos Humanos (LabDH) é um grupo de pesquisa indexado no Diretório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e tem sua atuação orientada por três linhas de pesquisa, a saber: "Direitos Humanos, Empresa e Sustentabilidade"; "Direitos Humanos, Tecnologia e Inovação"; e, "Direitos Humanos, Cidadania e Desenvolvimento".

Pautando-se pela indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão, o LabDH objetiva contribuir para o avanço da pesquisa científica, a promoção da formação cidadã e a efetivação dos direitos humanos. Para tanto, são desenvolvidos projetos de pesquisa, atividades de ensino (incluindo-se grupos de estudos temáticos) e ações de extensão (entre as quais estão nossos programas, projetos, cursos e oficinas, eventos, assessoria jurídica e prestação de serviços).

O LabDH está sediado na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), tem como escritório de projetos a Fundação de Apoio Universitário (FAU), e está associado ao Pacto Global das Nações Unidas e ao Programa de Impacto Acadêmico das Nações Unidas.

Conheça as áreas de atuação, as ações de capacitação, os projetos e os recursos do LabDH.

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é uma fundação pública, integrante da Administração Federal Indireta, vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A instituição, ainda com o nome de Universidade de Uberlândia (UnU), foi autorizada a funcionar pelo Decreto-lei n. 762, de 14 de agosto de 1969, e federalizada pela Lei n. 6.532, de 24 de maio de 1978.

Sua missão é desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão de forma integrada, realizando a função de produzir e disseminar as ciências, as tecnologias, as inovações, as culturas e as artes, e de formar cidadãos críticos e comprometidos com a ética, a democracia e a transformação social. Sua visão é ser referência regional, nacional e internacional de universidade pública na promoção do ensino, da pesquisa e da extensão em todos os campi, comprometida com a garantia dos direitos fundamentais e com o desenvolvimento regional integrado, social e ambientalmente sustentável.

Com sete campi - quatro em Uberlândia (MG), um em Ituiutaba (MG), um em Monte Carmelo (MG) e um em Patos de Minas (MG), a UFU é o principal centro de referência em ciência e tecnologia de uma ampla região do Brasil Central, que engloba o Triângulo Mineiro, o Alto Paranaíba, o noroeste e partes do norte de Minas, o sul e o sudoeste de Goiás, o norte de São Paulo e o leste de Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso. Atualmente, a UFU conta com um quadro de aproximadamente 25 mil estudantes (graduação e pós-graduação) e 5 mil servidores (docentes e técnico-administrativos).

A UFU goza de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, nos termos da lei. Sua organização e funcionamento são regidos pela legislação federal, por seu Estatuto, Regimento Geral e por normas complementares.

A Fundação de Apoio Universitário (FAU) é uma organização de direito privado, sem fins lucrativos, instituída no dia 20 de dezembro de 1982 por servidores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com intuito de aprimorar e otimizar a gestão de projetos de pesquisa, ensino, extensão, inovação e de desenvolvimento institucional.

Com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, a Fundação atua como escritório de projetos viabilizando o desenvolvimento de parcerias com o setor público e privado utilizando-se do conhecimento e expertise de suas instituições apoiadas, atuando, ainda, na transferência de tecnologia, viabilizando a inserção, na comunidade externa, do resultado de pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos realizados no âmbito de suas instituições.

A equipe de profissionais da FAU está capacitada a atender as necessidades de seus usuários, fornecendo orientações de caráter operacional e de gestão a pesquisadores, docentes, técnicos administrativos, dentro de preceitos legais e regimentais específicos a cada ramo de atividade.

Os serviços prestados pela FAU incluem: Assessoria na elaboração de propostas e levantamento de oportunidades externas de financiamento de projetos; Negociação de termos, convênios e contratos com entidades públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras; Gestão de Projetos de pesquisas, estudos, consultorias e prestação de serviços; Gestão e captação de congressos, seminários, simpósios e outros eventos similares; Promoção e incentivo das artes e da cultura; Ofertar cursos de Pós-graduação lato sensu em parceria com suas instituições apoiadas; Gerenciamento de cursos de pós-graduação e extensão; Gestão de projetos de infraestrutura e desenvolvimento institucional; Importação de equipamentos e materiais para pesquisa.

A FAU está instalada em sede própria. O prédio, com arquitetura moderna, possui 2.284,74 m² de área construída em quatro pavimentos com um auditório para aproximadamente 80 pessoas. Os espaços amplos e aconchegantes que oferecem conforto aos seus funcionários e usuários.

A FAU vem atuando desde 1982 na gestão de projetos de pesquisa e inovação tecnológica, projetos de extensão dimensionados em cursos de extensão, aperfeiçoamento e uma complexidade de ações extensionistas que compreendem prestações de serviços em diversas modalidades, e em projetos de ensino definidos em cursos de especialização lato-sensu e MBA’s, envolvendo uma pluralidade de áreas do conhecimento.

Atualmente, são mais de 50 (cinquenta) projetos em andamento com recursos recebidos de empresas e instituições diversas, incluindo-se Petrobras, ABDI, CEB, CELESC, CEMIG, CNPq, EMBRAPII, FINEP, FURNAS, NEOENERGIA, RNP, Vale, Poder Judiciário, Ministério Público, Governo Federal, entre outras. 

PARCERIAS E ASSOCIAÇÕES