Brasil: Desaparecimento de pessoas é tema de webinar promovido pelo CICV

Evento vai promover diálogo entre autoridades brasileiras, especialistas internacionais e população afetada

16 outubro 2020

Brasília (CICV) – Nos dias 22 e 23 de outubro, das 14h às 16h, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) realizará o webinar "Desaparecimento de pessoas: mecanismos de busca e atenção às famílias dos desaparecidos". O evento virtual reunirá representantes de ministérios e de secretarias do Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo, familiares de pessoas desaparecidas, e especialistas nacionais e internacionais, para estimular o debate sobre o fenômeno desaparecimento de pessoas.

Com o objetivo de promover um diálogo amplo sobre a questão humanitária do desaparecimento, o evento será realizado em duas sessões pela plataforma Zoom. Na quinta-feira (22), serão discutidos quais são os mecanismos de busca dessas pessoas no Brasil e no mundo. Já na sexta-feira (23), serão abordadas maneiras de assistir às necessidades dos familiares de pessoas desaparecidas que convivem, por anos e até décadas, com as angústias causadas pela incerteza e pela ausência.

Clique aqui e inscreva-se para participar.

Confira a programação a seguir:

Primeira Sessão (22/10/2020)

Da dúvida à resposta: construindo mecanismos nacionais de busca de pessoas desaparecidas no Brasil e no mundo

14:00 - Abertura - chefe da Delegação Regional do CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, Simone Casabianca-Aeschlimann.
14:15 - O desaparecimento de pessoas no mundo e os diferentes desafios para garantir o direito de saber - coordenadora de Proteção da Delegação Regional do CICV, Rita Palombo.
14:25 - O contexto brasileiro sob a ótica das famílias das pessoas desaparecidas - mãe de um jovem desaparecido Lucineide Damasceno.
14:40 - Mecanismos de busca, experiências internacionais e linhas básicas para esclarecer o destino e paradeiro dos desaparecidos - assessora do Programa Global Pessoas Desaparecidas do CICV, Sylvie Van Lammeren.
14:50 - Passos para a integração de vários bancos de dados em um contexto contínuo de desaparecimento – Comissionada Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas do México, Karla Quintana.
15:00 - Coordenação nacional para um mecanismo de busca no Brasil - Coordenador de Pesquisa e Inovação da Secretaria Nacional de Justiça, João Carlos Ambrósio.
15:10 - Registrando o falecido não identificado e não reclamado - Diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Eduardo Macário.
15:20 - Perguntas e respostas.
16:00 - Conclusão.

Segunda Sessão (23/10/2020)

Compreensão e resposta às necessidades das famílias de desaparecidos atendendo ao que está ao alcance das mãos

14:00 – Abertura - coordenadora Adjunta de Proteção para o tema de Pessoas Desaparecidas e suas famílias, Larissa Leite.
14:10 - As necessidades das famílias de pessoas desaparecidas em primeira pessoa - pais de jovens desaparecidos Érico Carvalhar e Liciene Torres.
14:30 - Avaliações e respostas às necessidades dos familiares de pessoas desaparecidas - assessor da Unidade Global de Saúde Mental do CICV, Douglas Khayat.
14:40 - As necessidades dos familiares de pessoas desaparecidas no Brasil e uma síntese da avaliação do CICV em São Paulo- coordenador de Saúde Mental da Delegação Regional do CICV, Fábio Azeredo.
14:50 - Coordenação nacional para o atendimento às famílias das pessoas desaparecidas no Brasil - secretário Nacional de Proteção Global do Ministério da Mulher Família e Direitos Humanos, Alexandre Magno Fernandes Moreira.
15:05 - Construindo serviços locais de referência para familiares de pessoas desaparecidas - coordenadora de Planejamento da Secretaria Municipal de Direitos Humanos de São Paulo, Raissa Monteiro Sare; coordenadora de Políticas Públicas de Direitos Humanos da Secretaria Estadual de Proteção Social do Ceará, Amanda Freire Gomes; e o assessor da Coordenadoria de Prevenção e Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Márcio Carvalho.
15:35 - Perguntas e respostas.
16:00 – Encerramento - chefe adjunto da Delegação Regional do CICV, Alexandre Formisano.