Notícia na íntegra

Sexta-feira, 25 de Fevereiro de 2022 | Horário: 11:30

Programa Redenção é apresentado a Grupo de Trabalho sobre População em Situação de Rua da União das Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI)

Encontro virtual destacou as principais experiências sobre projetos para uso abusivo de álcool e outras drogas em população em situação de rua

A Prefeitura de São Paulo participou ontem, dia 24, da 15ª Reunião Virtual do Grupo de Trabalho sobre População em Situação de Rua, realizado pela União das Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), organização composta por 29 cidades ibero-americanas dedicadas à ação municipal internacional em prol do desenvolvimento sustentável. O encontro, liderado pela Prefeitura de Bogotá, contou com 25 participantes de cidades de nove países: Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Paraguai e Peru.

O tema central do debate foi o “Consumo de substâncias psicoativas e saúde mental na população em situação de rua”, onde os participantes puderam relatar os programas oferecidos pelas redes de serviços das cidades ibero-americanas e os investimentos nas iniciativas mais eficientes e sustentáveis sobre o assunto.

A convite de Giulia Patitucci, Coordenadora de Políticas para a População em Situação de Rua da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Gabrielle Dias, Coordenadora Executiva do Programa Redenção (que oferece tratamento, assistência social e capacitação profissional a usuários de álcool e outras drogas em situação de vulnerabilidade), da Secretaria de Governo Municipal (SGM), apresentou as etapas do programa até o momento. Gabrielle destacou o inédito Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica (SIAT), que reúne os serviços de saúde, assistência social, trabalho e empreendedorismo.

"Para o Programa Redenção foi uma honra participar desse grupo ao lado de capitais da América Latina e da Europa. A troca de experiências é uma das bases fundamentais para a construção de políticas públicas sólidas e plurais. Saímos do encontro com muitas ideias”, afirmou Gabrielle. "Esse Grupo de Trabalho é uma grande oportunidade para as cidades trocarem experiências sobre suas políticas para a população em situação de rua, com vistas a qualificar o atendimento e a garantia de direitos desse recorte populacional”, acrescentou Giulia.

A UCCI, precursora em quase dez anos das subsequentes Cúpulas de Chefes de Estado e de Governo dos países ibero-americanos, obteve em 25 de janeiro de 1989 o status de membro com Status Consultivo do Conselho Econômico e Social (ECOSOC) da Organização das Nações Unidas (ONU).

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn