Notícia na íntegra

Sexta-feira, 17 de Dezembro de 2021

Nova gestão do Conselho Municipal dos Povos Indígenas, com mandato até 2024, toma posse em São Paulo

Horário: 00:00
Órgão de participação e acompanhamento de políticas públicas municipais, vinculado à Coordenação do Povos Indígenas da SMDHC, tem conselheiros Guarani, Pankararu, Fulni-ô, Kariri Xocó, Terena e Pankararé

Os integrantes do Conselho Municipal de Povos Indígenas do Município de São Paulo (COMPISP) tomaram posse nesta sexta-feira (17), para o quadriênio 2021-2024, durante cerimônia realizada no Memorial da Resistência, na região central. O COMPISP é um espaço de participação democrática dos povos indígenas na formulação e acompanhamento de políticas públicas municipais, criado em 28 de fevereiro de 2011. Atualmente é veiculado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação dos Povos Indígenas (COPIND).

A solenidade contou com as presenças da secretária adjunta de Direitos Humanos e Cidadania, Juliana Felicidade Armede; Riciane Pombo, representante da Coordenação de Povos Indígenas (Copind); e a conselheira titular e presidente do COMPISP, Avani Florentino de Oliveira, representando os povos Funi-ô. A cerimônia foi apresentada pela diretora técnica do Departamento de Educação de Direitos Humanos (EDH), Renata Mie.

Titulares

O Conselho é composto por oito membros titulares, com igual número de suplentes com participação paritária de representantes do poder municipal e da população indígena. É representado segundo a proporcionalidade por número de habitantes, pelas etnias Guarani (três efetivos e igual número de suplentes), Pankararu; Fulni-ô; Kariri Xocó, Terena e Pankararé (cada uma com um conselheiro efetivo e um suplente).

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na cidade de São Paulo essa comunidade é constituída por 13 mil pessoas, sendo 3 mil aldeados (Guarani) e os demais vivendo em contexto urbano (Pankararú, Fulni-ô, Pankararé, Kariri-Xokó, entre outros).

A Coordenação dos Povos Indígenas foi criada em setembro de 2020. É vinculada à SMDHC e mantém encontros permanentes com a essa população do município, buscando cumprir com seu papel de promover maior igualdade e dignidade. Antes de sua constituição, o trabalho de relacionamento com os povos indígenas era feito pela Coordenação de Promoção da Igualdade Racial (CPIR).

Desde então, foram promovidas diversas ações de sensibilização e apoio à comunidade indígena de São Paulo, entre as quais distribuição de cestas básicas e kits de prevenção durante a pandemia, atividades culturais, como mostra de cinema, exposições e um grafitaço com artistas indígenas nas proximidades da Aldeia Jaraguá Guarani.

Representantes indígenas no COMPISP

Etnia Fulni-ô
Avani Florentino de Oliveira - Titular presidente
Flavia Leondina Florentino de Almeida - Suplente
Etnia Pankararu
Clarice Josivania da Silva - Titular
Ivone da Conceição - Suplente
Etnia Pankararé
Renato Angelo Pereira - Titular
Pedro Henrique da Silva - Suplente
Etnia Kariri-Xocó
Gilson de Souza Ferreira – Titular
José Edno Pereira de Almeida - Suplente
Etnia Terena
Satiro Candido - Titular
Etnia Guarani
Tranquilino Karay Martines - Titular
Bernarda Parai Martins - Suplente
Maria dos Santos - Titular vice-presidente
Flavia Santos de Oliveira - Suplente
Nino Mirim - Titular
Sandro Kauê Fernandes - Suplente

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn