Medicina
PUBLICIDADE

Por O Globo

A tendinite é a inflamação dos tendões do corpo, ou seja, das estruturas fibrosas que conectam os músculos aos ossos e servem para impulsionar movimentos. As inflamações podem ocorrer em qualquer tendão do corpo, mas ela é mais frequente nos ombros, cotovelos, punhos e joelho. A condição pode ocorrer em pessoas de todas as idades e atinge homens e mulheres na mesma proporção.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma a cada 100 pessoas sofre com a dolorosa tendinite. Uma das causas principais de afastamento do trabalho, a tendinite está relacionada a ocupações e atividades em que se realizam esforços repetitivos. Se o tendão for forçado inúmeras vezes sem preparo adequado, pode se tornar uma inflamação crônica, na qual o paciente fica impossibilitado de executar movimentos na região afetada.

Causas da tendinite

De acordo com o ortopedista e chefe da divisão do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), Marcus Vinicius Maina, as causas da tendinite podem ser decorrentes do uso excessivo do tendão e de traumas locais, ocasionadas pela má postura e sedentarismo. Da mesma forma, pode ser ocasionada por infecção ao redor do tendão, ou surgir como um problema secundário a outras doenças reumatológicas, como a artrite reumatoide, reação medicamentosa, ou ainda fatores genéticos.

Quais os sintomas da tendinite?

Os sintomas mais frequentes são: dor no local atingido, dificuldade de realizar movimentos, antes comuns, como escovar os dentes, pentear o cabelo, abrir uma porta, cruzar a perna, digitar no celular ou computador, entre outros, além do inchaço e vermelhidão na zona afetada.

Como é feito o diagnóstico da tendinite?

Maina explica que o diagnóstico da tendinite consiste essencialmente em exame clínico e levantamento do histórico de atividades que o paciente desempenha. O médico também pode solicitar exames complementares de imagem, como radiografia e ressonância magnética da região afetada, que são capazes de apontar exatamente o tendão acometido pela inflamação e o grau da lesão.

Tratamentos para tendinite

Os tratamentos variam para cada tipo de lesão e vão desde analgésicos, proteção da articulação, fisioterapia, acupuntura até tratamento cirúrgico (indicado sempre que a tendinite evoluir para ruptura do tendão e não tiver reversão apenas com tratamento tradicional).

O ortopedista Marcus Vinicius Maina ressalta que tomar remédios sem orientação médica para tratar a dor é errado, visto que o medicamento tem efeito analgésico e não curativo. Além disso, o uso de órteses deve ser receitado pelo especialista apenas em casos de disfunção aguda e por tempo determinado, para evitar o enrijecimento do tendão.

Como aliviar a dor da tendinite?

Referências: Ortopedista e chefe da divisão do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), Marcus Vinicius Maina; Sociedade Brasileira de Reumatologia; Rede Hospital São Luiz; Fleury Medicina e Saúde.

Mais recente Próxima
Mais do Globo

Eliana fará de tudo para conquistar o ex-sogro e ficar com a fortuna de José Venâncio

'Renascer': quem fica com as terras de José Venâncio?

Medida é contra chamadas abusivas. Hoje, a norma é de três segundos.

Anatel vai bloquear empresas que façam ligações em massa de até 6 segundos

Logo após o Molejo conquistar disco de diamante com o álbum "Brincadeira de criança", cantor posou nu com boneco de um de seus personagens de desenho animado preferidos

Anderson Leonardo: Irreverência na hora da foto para reportagem

Em 02 de maio, o Teatro Rival será palco para o show "Você ainda não ouviu nada" com Leo Gandelman Quinteto. Assinantes têm 50% de desconto na compra de até dois ingressos

Leo Gandelman Quinteto no Teatro Rival Petrobras: assinante O GLOBO tem 50% de desconto

AGU alega que não foi possível chegar a consenso até o momento; ministro André Mendonça vai analisar o caso

Governo pede ao STF mais 60 dias para tentar acordo com empresas da Lava-Jato
Dilma, o Papa e a estratégia do governo

Em debate promovido pela Abradee, autoridades e representantes do setor elétrico discutem melhorias para novo marco regulatório e distribuição de energia

Prorrogação das concessões garante
investimentos, transição e inclusão energética

Recurso à Corte foi última cartada de uma queda de braço com Congresso, e pode aumentar dificuldades do governo nas duas Casas

STF dará vitória a Lula com fim das desonerações

Educadora do Distrito Federal explicou para estudante que cabe ao Congresso legislar, e não ao STF — Corte do qual o ministro faz parte, mas acabou atacada pela responsável da jovem

Deputado do PT pede que MP apure ameaças a professora que corrigiu aluna por afirmar que Moraes 'acaba com as leis'