Medicina
PUBLICIDADE

Por O Globo

A endometriose ocorre quando o tecido especializado que reveste a parte interna do útero, o endométrio, começa a aparecer em outras regiões do corpo, principalmente na região pélvica, como bexiga, rins e ovários. Esse contato, junto a alterações nas taxas de estrogênio, pode levar a inflamações e sangramentos. A doença inflamatória crônica compromete de 10% a 15% das brasileiras em idade fértil, ou seja, entre 12 e 48 anos.

Quais são os sintomas da endometriose?

Mulheres com endometriose costumam sentir muita cólica no período menstrual, já que o endométrio não é totalmente expelido durante a menstruação por ter se deslocado para outras regiões do corpo.

Também podem experimentar sangramentos intestinais, urinários e, durante a menstruação, fadiga e cansaço, além de dor intensa em relações sexuais. Os sintomas são atenuados depois da menopausa, quando há queda considerável de produção hormonal entre as mulheres.

A ginecologista Maria Cecilia Erthal, especialista em reprodução humana assistida, afirma que, em 50% dos casos, geralmente em quadros moderados e graves, a mulher se torna infértil:

— Não é que seja uma infertilidade definitiva. Ela vai ter dificuldade em engravidar, que pode ser resolvida de forma simples ou pode depender de procedimento cirúrgico para ajudar. A outra metade das pacientes com a doença desenvolvem quadros leves e moderados, e podem engravidar espontaneamente.

Coordenadora do setor de endometriose do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, Simone David explica que, além dos sintomas físicos, a paciente pode manifestar alterações psicológicas, como distúrbios de sono e depressão.

Como identificar as causas da doença?

Segundo a ginecologista Maria Cecilia Erthal, por se tratar de uma doença descoberta recentemente, as causas ainda são misteriosas. Ela destaca, entretanto, que existe um forte indicativo de fator genético, e é mais comum entre mulheres que começaram a menstruar antes dos 12 anos e que engravidaram depois dos 35 anos.

— Há teorias recentes que estudam a possível classificação da endometriose como uma doença autoimune, e outras que avaliam a circulação do endométrio por vasos sanguíneos, podendo levar o tecido a regiões distantes da pélvis — explica, ressaltando que todas ainda estão na fase de pesquisa.

Além dos fatores hormonais, a especialista em endometriose Simone David conta que, por se tratar também de uma condição inflamatória, fatores de meio ambiente e estilo de vida também podem levar à doença. Entre eles, falta de atividade física e de sono adequado, estresse e alimentação precária.

Poluição e toxinas presentes no plástico, como o Bisfenol A, liberam substâncias que emulam o estrogênio, hormônio predominante no endométrio, e podem ser fator de risco para a doença.

Quais os tratamentos para endometriose?

Por se tratar de uma doença crônica, não há cura. Entretanto, a recomendação de especialistas é procurar um ginecologista especializado em endometriose se apresentar fortes cólicas. O médico deve fazer exame clínico minucioso e exames de imagem para fazer o diagnóstico, como ultrassonografia para endometriose e ressonância magnética.

A ginecologista Simone David explica que o tratamento mais convencional envolve o uso contínuo da pílula anticoncepcional ou do DIU medicado para fazer o bloqueio hormonal de modo que a mulher não menstrue e, por não liberar o endométrio, não sinta as dores.

Em pacientes férteis, outro tratamento possível é tentar engravidar com instrumentos de baixa complexidade, como a relação sexual programada e inseminação intrauterina, e de alta complexidade, como fertilização in vitro, recomendada para casos moderados e graves.

Para casos graves, especialistas recomendam procedimentos cirúrgicos de raspagem do endométrio que foi para outros órgãos, principalmente se a doença já tiver afetado as atividades do dia-a-dia da mulher.

Nos dois casos, o acompanhamento da paciente deve ser multidisciplinar:

— A partir da investigação, temos que lançar mão de uma equipe multidisciplinar para fazer atividade física, ter um sono adequado e uma alimentação boa. Precisa de nutricionista, profissional de educação física, endócrino, mas também procurar profissionais que atuam nos órgãos afetados, como urologista e proctologista — explica Simone.

Ela explica ainda que o tratamento ocorre apenas após os exames físicos porque, como a doença foi descoberta recentemente, ainda não foram desenvolvidos exames de rotina preventivos.

Existe prevenção?

Sim. Apesar de não haver prevenção para a parte genética, mulheres podem controlar fatores ambientais e de hábitos de vida. O diagnóstico precoce também serve como forma de prevenção.

Fontes: Maria Cecilia Erthal, especialista em reprodução humana assistida e diretora médica do Vida Centro de Fertilidade; Simone David, coordenadora do setor de endometriose do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e membro da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Referências: Ministério da Saúde; Rede D’Or São Luiz.

Mais recente Próxima
Mais do Globo

Brasileiro foi encaminhado ao hospital na última quinta-feira depois de colidir de frente com Juanpe Ramírez

Yan Couto, do Girona, mostra pontos no rosto após choque com companheiro em treino

Ex-assistente de palco de Ratinho lamentou comentários e se desculpou com artista

Valentina Francavilla revela que sofre consequências por falas antigas à Preta Gil e manda recado para cantora

Nicole Mitchell reconheceu a policiais ter feito 'algo ruim' para recuperar itens de 'valor sentimental', mas alegou ter tomado atitude porque parentes cortou relações

Senadora dos EUA é detida após invadir casa da madrasta para pegar cinzas do pai

Cidade se firma como polo de grandes conferências, como G20 e Web Summit, e lota seu calendário anual de shows, convenções, feiras e exposições

Agenda de megaeventos injeta bilhões na economia do Rio de Janeiro

Prisões preventivas do contraventor e da filha dele, também julgada, foram revogadas. Comerciante foi morto em julho de 2021, na Vila Valqueire, na Zona Oeste do Rio

Justiça do Rio absolve bicheiro Piruinha de acusação de ser mandante de assassinato

Com 108 milhões de usuários no bloco europeu, varejista chinesa ficará sob supervisão destinada a gigantes on-line como Facebook e TikTok prevista em nova lei de serviços digitais

Shein entra na mira da União Europeia e terá controles mais rígidos a partir de agosto

Jogador camaronês disse seu estado de saúde após a vitória sobre o Knicks, onde ele marcou 50 pontos

NBA: Joel Embiid, do 76ers, revela que está com Paralisia de Bell

Espaço funcionava de forma irregular, segundo o Corpo de Bombeiros

Governador Eduardo Leite lamenta incêndio que matou ao menos 10 em pousada de Porto Alegre (RS); prefeito promete investigação

Ao menos 10 pessoas morreram em decorrência das chamas, segundo as autoridades gaúchas

Pousada que pegou fogo em Porto Alegre tinha quartos por R$ 550 ao mês

Competição de startups não rende dinheiro, mas acelera negócios das vencedoras — e duas brasileiras já levaram o troféu

Web Summit Rio se consolida como palco privilegiado para inovadores