Eleições 2022
PUBLICIDADE

Por Jéssica Marques — Rio de Janeiro

No último fim de semana, o guarda municipal e tesoureiro do (PT) Marcelo Aloizio de Arruda, de 50 anos, morreu após ser baleado durante sua festa de aniversário em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. O atirador, identificado como José da Rocha Guaranho, policial federal e apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), que também foi ferido pelo guarda municipal durante a troca de tiros, está sob custódia da polícia no hospital com quadro de saúde estável.

Segundo informações da Polícia Civil do Paraná, uma música relacionada a Bolsonaro, que estaria tocando no carro do agente penal José da Rocha Guaranho, perto de onde o petista comemorava seus 50 anos, pode ter motivado a discussão entre eles.

Discussão e troca de tiros entre Guaranho e Arruda

Durante a celebração que tinha como tema o Partido dos Trabalhadores (PT) e o ex-presidente Lula (PT) estava sendo realizada na Associação Esportiva Saúde Física Itaipu, na Vila A. De acordo com relatos de testemunhas e registro de câmera de segurança, José Guaranho apareceu no local da festa pela primeira vez por volta das 23 horas. Ele estava de carro, acompanhado de uma mulher e um bebê. O policial penal, então, de dentro do veículo, teria apontado sua arma para fora enquanto gritava “ aqui é bolsonaro!” e ameaçava o aniversariante e seus convidados.

Militante é assassinado durante aniversário com tema de PT

Militante é assassinado durante aniversário com tema de PT

Pamela Silva, a mulher que acompanhava Guaranho, segundo relatos, teria pedido para ele parar e ir embora. Depois disso, o atirador chegou a dizer que voltaria e mataria "todos vocês, seus desgraçados". Ela tentou impedir os tiros, mas não conseguiu. As imagens feitas por uma câmera externa mostram o momento em que Guaranho discute com o tesoureiro do PT.

Veja câmeras de dentro e de fora da festa em que guarda foi morto em Foz do Iguaçu

Veja câmeras de dentro e de fora da festa em que guarda foi morto em Foz do Iguaçu

Reviravolta da polícia

A Secretária de Segurança Pública do Paraná informou, no fim da tarde de domingo, que Jorge Guaranho, também ferido com a troca de tiros, recebeu atendimento médico e que estava internado em estado grave, mas estável. Horas antes, a Polícia Civil do Estado divulgou que o agente penitenciário havia morrido, mas pouco depois voltou atrás.

A delegada que investigava o caso, Iane Cardoso, não é a mais a titular da investigação. A chefia do caso agora ficou a cargo de Camila Cecconello, chefe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP). Nas redes sociais de Iane Cardoso foram encontradas postagens antigas anti-PT. Com isso, o Partido dos Trabalhadores chegou a informar que as publicações serão usadas para embasar o pedido da sigla para que as investigações passem para a Polícia Federal.

Repercussão

Durante o final de semana, políticos e autoridades usaram as redes sociais para comentar o assassinato do guarda municipal. Jair Bolsonaro (PL) disse que "Independente das apurações, republico essa mensagem de 2018: dispensamos qualquer tipo de apoio de quem pratica violência contra opositores”. e completou “a esse tipo de gente, peço que por coerência mude de lado e apoie a esquerda, que acumula um histórico inegável de episódios violentos. É o lado de lá que dá facada, que cospe, que destrói patrimônio, que solta rojão em cinegrafista, que protege terroristas internacionais, que desumaniza pessoas com rótulos e pede fogo nelas, que invade fazendas e mata animais, que empurra um senhor num caminhão em movimento”.

Já o presidente Lula (PT) disse: “uma pessoa, por intolerância, ameaçou e depois atirou nele, que se defendeu e evitou uma tragédia ainda maior. Pelos relatos que tenho, ele não ouviu os apelos de sua família para que seguisse com a sua vida. Precisamos de democracia, diálogo, tolerância e paz”. Ciro Gomes (PDT) afirmou que “é triste, muito triste, a tragédia humana e política…O ódio político precisa ser contido para evitar que tenhamos uma tragédia de proporções gigantescas”. Outros políticos como Simone Tebet (MDB), André Janones (Avante), e outros pré-candidatos à Presidência da República falaram sobre o crime.

O corpo do guarda municipal petista Marcelo Aloizio de Arruda, assassinado durante a sua festa de aniversário, será enterrado nesta segunda-feira.

Mais recente Próxima
Mais do Globo

Iniciativa independente de ópera em São Paulo tem concepção lúdica de Rodolfo García Vazquez bem sustentada por cenários e figurinos vibrantes e dedicação teatral dos solistas

Crítica: 'O Barbeiro de Sevilha' vira saborosa brincadeira infantil no Teatro Bradesco

Reajuste idêntico às duas categorias gerou insatisfação entre técnicos, que têm salários mais baixos; previsão é de uma resposta até o final da próxima semana

Com novas propostas, docentes e técnicos vão decidir fim da greve na próxima semana; paralisação é mantida

Nos últimos 5 anos, foram realizados mais de 1 milhão de atendimentos na rede municipal de saúde nessas modalidades, que auxiliam pacientes com artrose, dores lombares, insônia e ansiedade

Prefeitura de São Paulo oferece programa de práticas integrativas como acupuntura, auriculoterapia, ioga e fitoterapia

Assessor especial de Lula passará a semana em reuniões com autoridades na França, na Rússia e na Alemanha

Amorim embarca para a Europa e vai defender participação da Rússia em negociação para a paz na Ucrânia e contribuição do Brasil

Para o presidente do Banco Central, há soluções tecnológicas para fazer essa ligação, porém ainda são necessários ajustes

Campos Neto diz que integração internacional do sistema financeiro esbarra na governança

Veja os melhores horários para programar sua viagem

Feriado de São Jorge: Mais de 600 mil veículos devem passar pela Linha Amarela

Em 7 de Maio, o Teatro Riachuelo é palco do Opera Queen. Assinantes têm 50% de desconto na compra de até dois ingressos

Opera Queen no Teatro Riachuelo: assinante O GLOBO tem 50% de desconto

Já pode colocar na agenda: 15 de maio, o teatro Riachuelo será palco de um espetáculo fascinante: “ABBA ALIVE – Tributo”, reviva e relembre a história de uma das maiores bandas da música pop dos anos 70 e 80, com seus grandes sucessos.

ABBA Alive no Teatro Riachuelo: Assinante O GLOBO tem 50% de desconto

Nas redes, fãs da americana especulam sobre indiretas para o ator


Quem é Joe Alwyn, ex-namorado de Taylor Swift que teria inspirado o novo disco da cantora?

Desempenho no Estadual e poder econômico indicam pelo que cada clube deve lutar

'Favoritômetro' da Série B: confira as prováveis disputas dos 20 clubes