Por Marcelo Parreira, TV Globo

Circula pelas redes sociais uma mensagem que afirma que apenas Brasil, Cuba e Venezuela utilizam urnas eletrônicas. É #FAKE.

— Foto: G1

Pelo menos 26 países utilizam o sistema de voto eletrônico, seja em eleições nacionais ou regionais. O levantamento é do International Institute for Democracy and Electoral Assistance (IDEA). Entre os países – além do Brasil – que utilizam alguma forma de urnas eletrônicas estão a Índia, a democracia com a maior população do mundo, a Austrália, a Espanha e a França. A Venezuela, de fato, também utiliza urnas eletrônicas. Já em Cuba, a Lei Eleitoral de 2019 prevê a votação em cédulas de papel.

O texto publicado no Facebook e no Twitter afirma que "os únicos países do mundo que usam urnas eletrônicas são Brasil, Cuba e Venezuela". "Segundo o @TSEjusbr, seu sistema é o mais seguro. Se realmente fosse, todos os países do mundo já teriam implementado", diz a mensagem falsa.

O boato não é novo – o TSE já fez um alerta pouco antes do 2º turno de 2018. As urnas eletrônicas foram utilizadas pela primeira vez no Brasil em 1996, e não há até hoje fraude comprovada do sistema. No último dia 28 de agosto, o TSE concluiu mais uma rodada de testes públicos de segurança do sistema, em que especialistas em tecnologia tentaram sem sucesso invadir os sistemas que armazenam os dados das eleições.

Na oportunidade, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Luís Roberto Barroso, reafirmou a segurança do sistema. “Nunca se documentou nenhum tipo de fraude relativamente às eleições”, disse. “Às vezes, as pessoas têm saudades de um tempo que não houve. No tempo do voto manual, no tempo do voto impresso, é que nós tínhamos muitos episódios de fraudes, mas muitos mesmo. Aliás, a história da República Velha, do voto manual, era a história de fraudes sucessivas. Ao passo que, no tempo da urna eletrônica, nunca se comprovou fraude alguma”, afirmou o presidente do TSE.

É #FAKE que apenas três países no mundo utilizam urnas eletrônicas

É #FAKE que apenas três países no mundo utilizam urnas eletrônicas

É #FAKE que apenas três países do mundo usam urna eletrônica — Foto: Reprodução

Vídeo: Veja como identificar se uma mensagem é falsa

Como identificar se uma mensagem é falsa

Como identificar se uma mensagem é falsa

Veja também

Mais lidas

Mais da editoria

A Meta, que pertence a Zuckerberg e é dona do Facebook e do Instagram, esclarece que a imagem com a barba não é real. Vídeo de live com empresário foi alterado.

É #FAKE imagem que mostra Mark Zuckerberg com novo visual, barbudo

Áudios que viralizaram nas redes sociais afirmaram que homem fantasiado de garçom aplicou golpe em clientes na zona norte da cidade.

É #FAKE que falso garçom deu golpe em clientes de pagode do Rio - Programa: G1 Fato ou Fake

Áudios que viralizaram nas redes sociais afirmaram que homem fantasiado de garçom aplicou golpe em clientes na zona norte da cidade.

É #FAKE que falso garçom deu golpe em clientes de pagode do Rio - Programa: G1 Fato ou Fake

Publicação falsa mente ao falar em saque total do FGTS e oferece ao leitor link para chat que induz a golpe.

É #FAKE página que promete saque total do FGTS

Mulher foi vítima de um ataque a faca. Biólogo explica que ferimentos não são compatíveis com ataque de onça.

É #FAKE que mulher ferida mostrada em vídeo foi atacada por onça

Vídeo que circula nas redes sociais usa a imagem do médico e um áudio falso que indica o tratamento com a substância.

É #FAKE que Dráuzio Varella tenha indicado ozônio para tratar hemorroida

A imagem não é verdadeira. Trata-se de uma montagem.

É #FAKE que princesa Salma, da Jordânia, relatou em revista ter derrubado 6 drones iranianos

Vídeo é de palestra em fevereiro, durante abertura do ano letivo na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP). Moraes deu um panorama aos estudantes sobre os ataques às democracias que grupos extremistas estão promovendo em vários países, inclusive no Brasil.

É #FAKE que Alexandre de Moraes defendeu 'corroer a democracia por dentro' em vídeo; ele se referia à extrema direita

Não há nenhuma evidência científica de que esses alimentos consigam aumentar o número de plaquetas e que tenham efeito terapêutico na dengue, diz especialista.

É #FAKE que suco de inhame, maçã, laranja e limão seja eficaz contra a dengue

O vídeo é uma peça publicitária de uma marca de roupas. A agência de publicidade responsável confirmou que o avião e a jaqueta foram criados digitalmente.

É #FAKE vídeo em que avião anda 'coberto' por jaqueta
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!