• Época Negócios Online
  • Época Negócios Online
Atualizado em
livros, estudo, tarefas, literatura (Foto: Pexels)

Se você praticar regularmente o idioma estrangeiro antes de dormir, você terá mais facilidade em memorizar o conteúdo. (Foto: Pexels)

O Fórum Econômico Mundial analisou dados do aplicativo de línguas Duolingo para descobrir qual é o horário certo para quem quer praticar ou aprender um novo idioma. Se você é daquelas pessoas que sofre com a insônia e tem dificuldades para estudar pela manhã, a notícia é boa. A pesquisa mostrou que quem estuda um idioma antes de dormir terá muito mais chances de memorizar o conteúdo com facilidade.

Para a descoberta, o estudo analisou o comportamento dos usuários de modo que fosse possível identificar 14 grupos com base no nível de atividade e horários de estudo no app. A pesquisa comparou o grupo que estudava entre as 22h e meia-noite (mesmo em finais de semana) com outro que estudava entre as 9h e as 17h, por exemplo.

Outro fator analisado foi o desempenho dos usuários diante da dificuldade dos exercícios, incluindo vocabulário, gramática, entre outros. Isso possibilitou delimitar também o nível das habilidades de cada um. Com essas informações, foi possível montar um ranking de acordo com o nível de proficiência dos usuários do Duolingo.

A partir dessa pesquisa foi possível observar que as pessoas que praticavam o idioma regularmente antes de dormir ocuparam o topo do ranking e ficaram, em média, 52,9% acima dos demais usuários da plataforma. Em contraste com esse resultado, as pessoas que não mantinham uma rotina de estudos diária, ocuparam a penúltima posição do ranking, sendo superior apenas aos que não estudavam aos finais de semana.

Com isso, os pesquisadores perceberam que o sono pode ajudar uma pessoa a guardar o conteúdo que foi praticado naquele dia. Mas só isso não basta. É preciso ter uma rotina diária de estudos para obter o melhor desempenho possível.

Outra pesquisa publicada no Cerebral Cortex Oxford Journal reforça a tese de que o sono é um aliado fundamental para o aprendizado. Só que dessa vez o foco foi um pouco diferente. Os cientistas perceberam que, se uma pessoa escutar uma música no idioma que ela está praticando durante a noite, ela conseguirá reter o conteúdo e aprender mais rápido.

O resultado foi obtido por meio de uma análise qualitativa de grupos. “Você só vai conseguir memorizar as palavras que você aprendeu antes de dormir”, afirma o autor do estudo Björ Rasch.

Quer conferir mais conteúdo da Época NEGÓCIOS?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app e também no Globo Mais. Baixe agora!
App Época NEGÓCIOS - app.epocanegocios.globo.com
App Globo Mais - app.globomais.com.br
Disponível para tablets e smartphones