Autofit Section
Encontro de mediadores começa amanhã
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 17/09/2018 15:15

Começa neste sábado, dia 22, em Petrópolis, na Região Serrana do estado, o 2º Encontro de Mediadores Judiciais do Estado do Rio de Janeiro, que vai reunir especialistas na nova forma de pacificação social e redução de demandas na Justiça. O tema do encontro será “Mediação e gestão de conflitos: novos contornos de aplicabilidade”. O método alternativo de resolução de conflitos consiste em negociação assistida, na qual o mediador, um terceiro neutro e imparcial e sem poder decisório, auxilia os envolvidos a estabelecerem o diálogo, apresentarem seus interesses e a buscarem uma composição satisfatória para as partes envolvidas na contenda. O evento é realizado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. O encontro vai acontecer nos dias 22 e 23 deste mês. As inscrições são gratuitas, pelo site da Emerj.

“O Encontro Estadual de Mediadores é uma excelente oportunidade para a construção da política pública da consensualidade e da paz. Nesta segunda edição, consolida-se como o mais importante evento sobre mediação do Rio de Janeiro e do Brasil”, ressalta o desembargador Cesar Cury, presidente do Nupemec, acrescentando que o encontro vai permitir a apresentação de avanços dessa política pública para lidar com os conflitos.

Durante dois dias, o encontro vai reunir desembargadores, juízes, procuradores, mediadores, servidores do Poder Judiciário e especialistas no tema. Eles vão tratar também de justiça restaurativa, uma prática que prima pela criatividade e sensibilidade para ouvir vítimas e agressores. Na solenidade de abertura, no Hotel Vale Real, em Itaipava, estarão a conselheira do Conselho Nacional de Justiça, desembargadora Daldice Santana; o desembargador Cesar Cury; e o prefeito de Petrópolis, Bernardo Rossi. A primeira palestra será “A mediação em tempos de comunicação violenta”, a ser feita pela juíza André Pachá.

Também farão palestras os juízes Afonso Henrique Castrioto Botelho, do Cejusc de Itaipava; Cláudia Márcia de Carvalho Soares, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região; Vanessa Cavaliere, da Vara de Execução das Medidas Sócio-educativas; Lisia Carla Vieira Rodrigues, do Cejusc de Jacarepaguá; Mylene Vassal, do Cejusc de Santa Cruz; Samara Freitas Cesário, do Cejusc de Cordeiro; e Ellen Garcia, do Cejusc de Bangu. Além dos magistrados, farão palestras a procuradora de Justiça Anna Di Masi e o promotor Paulo Yutaka. No sábado, dia 22, Juliana Loss, da FGV, vai apresentar a plataforma digital e aplicativo para o mediador, um projeto em parceria com o TJRJ. Durante o evento serão lançados os livros “Lei de mediação comentada artigo por artigo”, coordenado por Trícia Navarro e pelo desembargador Cesar Cury; e “Visão multidisciplinar das soluções de conflitos no Brasil”, coordenado por João Grandino Rodas, Aline Anhezini de Souza, Eduardo Machado Dias, Guilherme Bertipaglia e Juliana Polloni.

 

Serviço:

2º Encontro de Mediadores do Estado do Rio de Janeiro

Local: Hotel Vale Real, Rodovia BR-040, Km 62, Itaipava

Entrada franca

Inscrições exclusivas pelo site da Emerj www.emerj.tjrj.jus.br

JAB/ PC