Viaje pelo cooperativismo brasileiro

A Cooperativa

No estado do Pará, a 208 km da Capital Belém, uma cooperativa se destaca por sua história ligada à imigração japonesa, na década de 30. A Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu, localizada no município de mesmo nome, surgiu em 1949, reunindo agricultores nikkeis.

 

A plantação de pimenta do reino logo tornou a Camta a maior produtora mundial do gênero. Após conviver,  em tempos difíceis, com uma praga que dizimou o plantio, os cooperados buscaram alternativas para diversificar suas atividades e introduziram o plantio de cacau, açaí, cupuaçu e outras frutas tropicais em consórcio com a pimenta do reino.

 

O cultivo diversificado, associado ao agroflorestamento, ajuda na conservação do solo e mantém o ecossistema amazônico. A Camta mantém um processo de industrialização das frutas, que são transformadas em polpa para comercialização nos mercados interno e externo.

 

Além dos seus 132 associados, a cooperativa recebe os frutos de mais de dois mil produtores cadastrados e negocia, anualmente, 4.500 toneladas de polpa de frutas, 700 toneladas de pimenta e 600 toneladas de cacau.

 

A experiência adquirida ao longo dos anos fez com que os associados da Camta desenvolvessem práticas de cultivo sustentáveis, primando sempre pela conservação da floresta.

 

 Camta