AconteceMatéria

Posto de Apoio à Mulher no Terminal Sacomã comemora 1 ano de atividades

Serviço foi inaugurado no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março de 2021, e oferece acolhimento e atendimento qualificado a mulheres vítimas de abuso sexual e/ou importunação sexual e violência doméstica
No primeiro ano de funcionamento do Posto de Apoio à Mulher no Terminal Sacomã, inaugurado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e da SPTrans, em 8 de março de 2021, 77 vítimas foram atendidas.
Nesse período, a maior parte das mulheres que procuraram o posto foram vítimas de violência doméstica: 27. Os outros atendimentos prestados foram: orientações (23); violência psicológica (11); jurídico (5); assédio moral (3); importunação sexual (2); acolhimento (2); saúde mental (2); abuso sexual (1); auxílio aluguel (1).
O Posto de Apoio à Mulher funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com atendimento realizado por assistente social da SMDHC e triagem realizada por funcionária da SPTrans, e quando necessário há encaminhamento à Casa da Mulher Brasileira, equipamento de referência na prestação de serviços às mulheres, que contam com apoio psicológico e jurídico.
O espaço tem aproximadamente 5 metros quadrados, incluindo uma sala reservada para atendimento sigiloso. Há também espaço com livros infantis e material para crianças, enquanto a mulher é atendida.
Campanha
Desde o dia 8 de março de 2021, Dia Internacional da Mulher, foi iniciada a campanha Ponto Final ao Abuso Sexual nos Ônibus de São Paulo, uma ação da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM) e da SPTrans, para tornar o transporte por ônibus cada vez mais seguro e confiável (https://sptrans.com.br/ponto-final-ao-abuso-sexual). A SPTrans mantém a campanha no Jornal do Ônibus, em adesivos e em suas redes sociais com orientações e informações sobre o tema. Ônibus adesivados também circulam pela cidade com o título da campanha.
Treinamento
Implantado em 2017, o Viagem Segura é um programa que tem o objetivo de melhorar a competência dos profissionais que atuam na “ponta” do sistema de transporte público, ou seja, motoristas, cobradores(as) e fiscais com temas como Segurança Viária, atendimento aos passageiros, entre outros.
A SPTrans aborda o assunto abuso sexual no programa e a orientação, neste caso, é que os operadores devem chamar a polícia ou conduzir o ônibus até a delegacia mais próxima, se possível, onde a vítima poderá registrar o boletim de ocorrência e receber amparo das autoridades policiais.
Em 2019, foram treinados 35.025 profissionais. Em 2020, 5.832 pessoas foram treinadas, das quais 3.828 no treinamento de ingresso que abrange o conteúdo de abuso sexual. Em 2021, devido à pandemia, os treinamentos ficaram suspensos até outubro, após este período 4.981 operadores já foram treinados.
Ainda em 2020, a SPTrans elaborou e aplicou o treinamento para 49 profissionais dos RH’s das empresas operadoras “Formação de Multiplicadores – Abuso Sexual nos Transportes”.
Canal de denúncia 156
O 156 é o canal de denúncia oferecido pela Prefeitura. A vítima do abuso sexual no ônibus pode ligar para o 156, digitar 0, e terá sua denúncia registrada. Os dados da denúncia serão repassados pelo 156 à SPTrans, que realizará o mapeamento dos casos de abuso no transporte coletivo para colaborar com as investigações por parte das autoridades policiais e verificar se os operadores adotaram os procedimentos corretos.

Artigos relacionados

11 Comentários

  1. Unquestionably believe that which you said. Your favorite justification seemed to be on the web
    the simplest thing to be aware of. I say to you, I definitely get annoyed
    while people think about worries that they just don’t know about.
    You managed to hit the nail upon the top as well as defined
    out the whole thing without having side effect , people could take a signal.
    Will likely be back to get more. Thanks

  2. Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you relied on the video to make your point.
    You clearly know what youre talking about, why waste your
    intelligence on just posting videos to your blog when you could be
    giving us something informative to read?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo